- Empresa
- Nossos diferenciais
- Informações técnicas
- Produtos/Preços
- Orçamentos
- Lojas
- Cadastros
- Fale com a Diretoria
- » Home
A suplementação nutricional é uma atividade de apoio cada vez mais considerada fundamental ao sucesso de qualquer terapêutica. Dentro do estudo da suplementação dos nutrientes celulares, o setor que mais se desenvolveu nos últimos tempos foi o que envolve o combate aos Radicais Livres. Tudo isto englobando um único nome: Medicina Ortomolecular.
A Divisão de Medicina Ortomolecular da Nova Era está apta a preparar todas as fórmulas que atendem às necessidades dos médicos.
Ortomolecular: Uma Breve Explicação
Radicais Livres
Os Radicais Livres (RL) são moléculas que apresentam um déficit de elétrons tornando-se, por isto, estruturas extremamente reativas, capazes de lesar outros componentes celulares como lipídios de membranas, proteínas e até mesmo o DNA. Presentes no metabolismo normal, os RL estão sempre modulados por sistemas endógenos de controle evitando que atuem de forma lesiva ao complexo celular.
As ligações fosfato do ATP liberam energia de acordo com o concurso dos RL. Neste processo alguns compostos intermediários são convertidos em formas mais ativas, como superóxidos, peróxido de hidrogênio, radicais hidroxilícos, oxigênio singlet. Por diversos motivos, pode ocorrer produção de RL em excesso, e em tais situações, diversas patologias podem estar associadas a este aumento incontido dos RL.
Terapêutica Antioxidativa (Anti-Radicais Livres)
Apesar de todos os mecanismos biológicos que evoluíram com a raça humana, numerosas condições se colocam como ameaçadoras do correto sincronismo das rotas metabólicas e da homeostase imunológica. Por exemplo, podemos relatar a poluição atmosférica como um destes fatores, ou então, a quantidade de agrotóxicos utilizados nas plantações, que mais tarde serão ingeridos pelo homem. Visando minimizar tais efeitos, extremamente maléficos, a suplementação dietética de vitaminas, tais como Vitamina A (Betacaroteno), Vitamina C, Vitamina E,, Vitaminas do Complexo B (Vit.B1, B2, B6, B12, Ácido Pantotênico e Biotina), Ácido Fólico e minerais como Cobre, Zinco, Selênio, Cromo, Magnésio e o Manganês auxiliam de uma forma efetiva os processos de detoxificação, de estímulo do sistema imune, e, de certa forma, de equilíbrio na totalidade dos processos metabólicos. Os minerais e as vitaminas funcionam como coenzimas e se fazem necessários na composição dos tecidos e na manutenção da função nervosa. É aconselhada a ingestão medicamentosa de minerais e vitaminas na falta de uma dieta suficientemente balanceada.